Criar uma Loja Virtual Grátis
PELE
PELE

Anatomia da Pele

A pele do adulto recobre em média mais de 7.500 cm quadrados de área de superfície,pesa aproximadamente 3 quilogramas (quase duas vezes o peso do fígado ou do cérebro) e recebe cerca de 1/3 de toda a circulação sangüínea do corpo.
Ela é elastica, áspera e, sob condições comuns, auto-regeneradora. A pele é quase que inteiramente à prova de água, fornecendo uma eficiente e bem regulada barreira termica, e participando na dissipação de água e nas funções termoreguladoras do corpo.
A camada externa ou epidermica da pele é composta de células epiteliais pavimentosas estratificadas.

Ela consiste de 5 camadas, da superfície para profundidade. São elas:

Estrato Córneo(camada cornificada)
 
Forma a camada mais externa da epiderme e consiste em células mortas completamente preenchidas com uma proteina chamada ceratina e como se descamam continuamente necessitam de substituição.

Ela serve como uma barreira física às ondas luminosas e térmicas, a microorganismos e à maioria dos agentes químicos. A espessura desta camada é determinada pelo nível de estímulo desta superfície pela erosão e suporte de peso; daí as palmas das mãos e as solas dos pés serem espessas e haver desenvolvimento de calos.

Estrato Lúcido(camada clara)
Se dispõe imediatamente abaixo do estrato córneo, não é visualizado em pele pouco espessa. É uma camada com espessura de uma a cinco células, consistindo em células transparentes, achatadas, mortas ou em degeneração.

Estrato Granuloso
(camada granulosa)
Formado de duas a cinco camadas de células achatadas, é transição para camadas subjacentes. Grânulos acumulados nas células nominam esta camada; entretanto, os grânulos não contibuem para a cor da pele. Acredita-se que o estrato granuloso tome parte ativa na ceratinização, um processo no qual as células produzem ceratina e perdem seus núcleos, tornando-se mais compactas e mais frágeis.

Estrato Espinhoso(camada espinhosa)
Consiste de várias fileiras de células espinhosas de forma poliédrica. As extremidades da célula são espinhosas, daí o nome células espinhosas. Em algumas classificações, esta camada é incluida junto ao estrato germinativo.

A acne (espinhas) é causada por infecção e inflamação subsequente de glândulas sebáceas (substância oleosa e de restos de células desintegradas).

Estrato Germinativo(camada regenerativa)
É a camada mais profunda e mais importante da pele, contém células capazes de sofrer divisão mitótica. Quando novas células são formadas, elas sofrem modificações morfológicas e nucleares à medida que movem para a camada mais superficial.

A epiderme se regenerará somente enquanto o estrato germinativo permanecer intacto,assim ela oferece uma proteção adicional contra o meio ambiente.

Melanina

A Melanina, o principal pigmento da pele, é formada no estrato germinativo por
células chamadas melanócitos e é transferida dos processos para células epiteliais circunjacentes. A presença do caroteno é em parte responsável pela cor amarelada da pele. A cor mais escura da pele é devida à melanina: a cor rósea origina-se dos vasos existentes na derme(não há nenhum vaso na epiderme).

O fator mais efetivo no aumento da pigmentação é o efeito estimulador do sol nos melanócitos.

A melanina é capaz de conjugar-se com a proteína para formar um composto resistente e rígido; daí, a pele que é bastante pigmentada ser mais resistente a irritações externas.
Uma variação no conteúdo de melanina é o principal fator responsável pelas diferenças de cor entre as raças. Alguns grupos populacionais têm melanócitos mais ativos na sua pele. Isso determina as raças negras, amarela, parda e branca. A pele intensamente pigmentada não contém necessariamente um grande número de melanócitos, mas sim melanócitos mais ativos.

A Derme, que se dispõe imediatamente abaixo da epiderme, é frequentemente chamada de pele verdadeira. Ela consiste em tecido conjuntivo contendo fibras colágenas brancas e fibras elásticas amarelas.

Na derme estão embebidos vasos sanguíneos, nervos, vasos linfáticos, folículos pilosos e glândulas sudoríparas. A derme está dividada numa camada superior, a camada papilar, assim chamada porque ela forma projeções internas que correspondem a depressões na epiderme que recobre(papila é a palavra latina para mamilo) e numa camada inferior, situada entre a camada papilar e o tecido subcutâneo.

Uma outra consequência danosa a pele é a superexposição solar é o aumento na formação da melanina que escurece a pele e uma diminuição no controle feedback da divisão celular, que resulta no espessamento da pele.

A cicatrização de uma ferida envolve a reação de todo o corpo ao trauma, assim como modificações locais na própria ferida. O corpo responde clinicamente à lesão por uma elevação temporária da temperatura e da pulsação.

Quimicamente, a perda de nitrogênio e potássio é seguida por sua retenção.
Durante a cicatrização da ferida, o sangramento acarreta, na mesma, a formação de um coágulo, e a vasodilatação permite que células circulantes, oxigênio e substâncias nutritivas sejam levados para a área da ferida.

Os restos celulares na ferida são removidos por fagócitos, e brotos capilares aparecem no coágulo no segundo dia. O coágulo é composto de uma rede de filamentos de uma substância protética chamada fibrina, e, nessa rede, os corpúsculos sangüíneos ficam  emaranhados.

A epiderme é capaz de regenerar-se rapidamente. A migração de células começa poucas horas após a incisão na epiderme. Uma pequena ferida será coberta completamente após cerca de 48 horas.

Muitos fatores interferem na cicatrização de uma ferida: nutrição inadequada; tecido necrótico (morto ou em degeneração); corpos estranhos; bactérias; interferência no suprimento sangüíneo; bloqueio dos vasos linfáticos; doenças sistêmicas, tais como diabete e fatores psicológicos.

A aparência da pele pode ser importante sinal no diagnóstico de vários distúrbios.

Por exemplo, a pele pode estar vermelha na hipertensão (pressão sangüínea alta) e em outras condições em que seus vaso sangüíneos estejam dilatados.

Uma pele pálida sugere anemia (número muito pequeno de hermácias ou quantidade muito pequena de hemoglobina).

A cor da pele pode estar azul ou púrpura em doenças cardíacas graves e doenças pulmonares tais como pneumonia (na qual o sangue não está sendo adequadamente oxigenado). Uma pele amarelada indica a presença de pigmentos biliares no sangue em quantidade acima do normal.

Urticaria
A urticária é uma afecção da pele caracterizada pelo aparecimento súbito de regiões elevadas, brancas no centro, que coçam muito. A urticária ocorre quando um indivíduo ingere medicamentos ou certos alimentos aos quais é sensível.

Psoaríase
A psoaríase é uma doença inflamatória crônica que não é contagiosa nem infecciosa, caracterizada por regiões de descamação arredondadas e de cor avermelhada, causadas por multiplicação excessiva de células epidérmicas.

Embora a psoríase tenha sido considerada incurável, uma nova promessa de tratamento é a combinação de luz ultravioleta de alta intensidade à ingestão de um medicamento fotossensibilizante (metoxoleno).

A queimadura solar é uma condição na qual a pele fica intumescida e vermelha após exposição excessiva ao sol, especialmente aos raios ultravioleta, e pode acontecer mesmo em um dia nublado.

Acredita-se que ela seja devida à produção de uma substância histaminóide, que dilata os capilares e conduz ao intumescimento ou edema.